home Cenário Cartezyan 25/08 – Em dia de discurso de BCE e FED, IBOVESPA fecha sua 5a. semana consecutiva de alta.

25/08 – Em dia de discurso de BCE e FED, IBOVESPA fecha sua 5a. semana consecutiva de alta.

IBOVESPA fechou esta sexta-feira praticamente estável (-0,08%) e completou a 5a. semana consecutiva de alta (3,43% nesta semana e +9,88% se consideradas as 5 semanas).

Uma das expectativas do dia eram os discursos de Mario Draghi presidente do BCE (Banco Central Europeu) e da presidente do FED Janet Yellen em simpósio realizado por uma das unidades do Federal Reserve em Jackson Hole nos EUA e que poderiam trazer alguma novidade sobre os juros nas principais economias, porém nada de novo foi acrescentado.

Com isso, o mercado teve leve realização após 3 dias de altas expressivas, se mantendo acima dos 71.000 pontos em semana marcada por anúncios de privatizações e de uma nova Taxa de juros (TLP) aprovada pelo Congresso.

O segmento de Energia Elétrica, como destacado na imagem acima e muito noticiado neste blog, foi um dos principais responsáveis pelas altas dos últimos dias e teve 5 de suas 8 ações registrando ganhos superiores a 3% e duas entre as 5 maiores altas do segmento à vista no período:

Eletrobras ON     (ELET3)  +43,81%
Cia. Alfa de Adm. (BRGE12) +37,40%
Metisa ON         (MTSA3)  +26,67%
Eletrobras PNA    (ELET6)  +26,02%
Cia. Habitasul    (HBTS5)  +19,82%

O Dólar Futuro (DOLU17) fechou a semana com leve ganho de 0,26%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *